Home - Últimas Notícias

MPRJ atinge última etapa experimental do Sistema Integra Extrajudicial

Publicado em 09/03/2022

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) amplia uso experimental do Sistema Integra Extrajudicial, atingindo nova fase de implantação, com o ingresso de mais oito promotorias de Justiça para uso da ferramenta. Esta será a última etapa do projeto em regime piloto antes do início das fases de expansão em maior escala. 

O Sistema é desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MPRJ). "A informatização é uma das prioridades da minha gestão.  Com o esforço da equipe da TI (Tecnologia da Informação), estamos superando todas as limitações", disse o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos.

O Integra Extrajudicial é a ferramenta institucional desenvolvida para a instauração, tramitação e controle de procedimentos da atividade finalística não judicializados, como inquéritos civis, procedimentos preparatórios, procedimentos administrativos e procedimentos investigatórios criminais, e agora passa a ser empregado por 15 órgãos de execução. A equipe de desenvolvimento da Gerência de Sistemas de Informação realiza contatos periódicos com seus usuários como meio de ajustar suas funcionalidades e aprimorar a experiência geral de trabalho. 

"Pretendemos encerrar em julho um dos grandes ciclos de desenvolvimento do Integra Extrajudicial, com o registro dos principais movimentos do MGP de maneira automática, sem necessidade de retrabalho pelo usuário, tal como já ocorre no Integra Judicial", destaca Daniel Haab, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Coordenador do projeto junto à equipe técnica, o Promotor de Justiça Bernardo Maciel Vieira complementa: "A próxima etapa terá como foco a distribuição do Integra Extrajudicial para todas Promotorias de Justiça do Estado com atribuição para oficiar em procedimentos extrajudiciais voltados às Tutelas Individual e Coletiva em matéria cível."

O módulo extrajudicial é o terceiro pilar da plataforma Integra MPRJ, já composta pelos Integras Judicial e Policial e cuja função principal é oferecer a membros e servidores ferramentas eficientes, intuitivas e customizadas para todas as jornadas de atuação relacionadas à atividade-fim.