Destaques Internet

Retornar para página inteira
Publicado em Thu Dec 29 11:51:56 BRST 2016 - Atualizado em Thu Dec 29 11:52:52 BRST 2016

MP em Mapas é apresentado à nova gestão da Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro

Com o objetivo de compartilhar e integrar os dados do Município do Rio de Janeiro, representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentaram, nesta quarta-feira (28/12), o projeto “MP em Mapas” à nova gestão da Secretaria municipal de Saúde do Rio. A equipe mostrou ao futuro secretário e subsecretários da pasta como funciona a plataforma digital, criada pelo MPRJ e disponível para acesso de membros, servidores e cidadãos. O sistema reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do Ministério Público fluminense.

“O ‘MP em Mapas’ se propõe a ser um ambiente institucional de trabalho capaz de consolidar informações relativas a políticas públicas e a outras áreas sensíveis e relevantes à sociedade. As secretarias municipais e estaduais podem obter, por meio do sistema, uma série de dados consolidados, cruzamento de informações, o que possibilitará a qualificação do planejamento de diversas políticas públicas”, explicou o promotor de Justiça Rafael Luiz Lemos, coordenador do Grupo de Apoio Técnico Especializado para Instituições e Direitos Sociais (GATE IEDS), destacando a importância do compartilhamento dos dados e informações com a administração pública e do diálogo com a nova gestão municipal.

Segundo o gerente do “MP em Mapas”, Daniel Belchior, mais de 160 camadas de informação em diversos eixos temáticos como segurança, saúde, educação, meio ambiente e outros, estão disponíveis no sistema de banco de dados. As informações foram colhidas em órgãos públicos, privados e a partir de indicadores próprios da instituição para serem tratados e exibidos em uma plataforma de fácil visualização e manuseio.

O futuro secretário municipal de Saúde do Rio, o vereador Carlos Eduardo, elogiou o sistema e reforçou a parceria com o MPRJ no trabalho em prol do cidadão.

“Todos esses dados são fundamentais para facilitar a atuação do Ministério Público. Queremos oferecer ao MP as informações necessárias. Vamos dar o exemplo e ter transparência total na nossa gestão. A ação do MP é chegar e agir antes de o problema surgir. Queremos apoiar esse trabalho e não errar”, afirmou o futuro secretário.

Sobre “MP em Mapas”

O acesso ao “MP em Mapas” é feito pelo site www.mprj.mp.br, em link localizado ao lado direito da página. A plataforma facilita a colheita de informações na área de atuação dos procuradores e promotores de Justiça para subsidiar o trabalho e auxiliar a tomada de decisões. O sistema também conta com opções de interatividade e chats temáticos coordenados por cada Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça. O banco de dados permite, ainda, a elaboração de diagnósticos administrativos com o objetivo de gerenciar de forma mais eficiente os recursos financeiros, materiais e humanos da Instituição e adotar melhores práticas.

Além disso, o aplicativo para smartphones e sistema IOS, disponível para download, gratuitamente, permite ao cidadão fazer denúncias, acessar informações sobre os órgãos de execução em sua cidade, solicitar certidões, acompanhar notícias da instituição e boletins do Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IEP-MPRJ).

mais notícias